ABelt Ind. e Com. de Produtos Plásticos

ABelt Ind. e Com. de Produtos Plásticos
Estoque de caixas dobráveis, empilháveis, paletizáveis e retornáveis

domingo, 8 de maio de 2011

Europa quer recolher 85% do lixo eletrônico até 2016



Revendo a diretiva de 2003, o Parlamento Europeu aprovou novas regras para a recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), que pretendem melhorar a reciclagem e impedir a transferência ilegal do lixo para outros países.
O objetivo é que, até 2016, 85% dos materiais sejam recolhidos nos Estados membros, garantindo a reciclagem de pelos menos 50% dos equipamentos. 5% dos materiais devem também ser reutilizados.
O lixo eletrônico, que envolve categorias desde frigoríficos a telefones e computadores, é o que regista um crescimento mais rápido na União Europeia, e embora as regras em vigor já apontem para a obrigatoriedade de recolha e reciclagem o executivo europeu pretende alargar as redes e evitar que os resíduos sejam “exportados” para países em vias de desenvolvimento.
O Parlamento Europeu pretende que cada país garanta a recolha de pelo menos 4 Kg de resíduos per capita já em 2012. O objetivo é que os cidadãos sejam mais proativos mas o comportamento da indústria é igualmente importante para a preservação do meio ambiente mas também para a recuperação de matérias-primas valiosas.
Curiosamente os painéis solares (módulos fotovoltaicos) são excluídos desta obrigatoriedade, já que o Parlamento considera que são instalados e retirados por profissionais qualificados e que contribuem para alcançar os objetivos das energias renováveis e para uma redução do CO2. O relatório do Parlamento lembra ainda que a indústria solar integrou ainda um acordo voluntário para a reciclagem de 85% dos módulos.
As alterações aprovadas pelo Parlamento vão agora ser analisadas pelo Conselho de Ministros da UE, mas ainda não há um acordo sobre a reformulação desta diretiva.
Fonte: Interação Ambiental

ABelt Produtos Plasticos
Tel.: (11) 3213-9664
e-mail: abelt@abelt.com.br 
site: http://www.abelt.com.br/plasticos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário